05 dicas para aumentar a concentração na leitura

Às vezes, começamos a ler algum assunto que nos interessa bastante, mas encontramos dificuldades para compreender o que o autor quis dizer. Isso é normal, porém, é possível contornar esse problema, e nós do Clube Unilivros vamos te ajudar nisso!

Do que adianta lermos rápido, se não entendemos o conteúdo? A nossa capacidade de concentração na leitura aumenta muito quando fazemos uma leitura mais ativa, explorando os detalhes do texto e interagindo com ele.

A leitura ativa se trata de ler e pensar sobre o que está lendo, compreendendo cada detalhe e se necessário, fazer anotações no texto. Quando estamos com pouca atenção, temos de reler determinado trecho algumas vezes isso atrapalha o ritmo da leitura.

Então aqui vão algumas dicas para você se concentrar melhor no momento da leitura:

Dicas

  1. Marque todas as palavras que você não compreender e procure o significado em um dicionário;
  2. Tenha sempre à mão lápis ou caneta para fazer as anotações que considerar importante como palavras-chave;
  3. Leia em voz alta;
  4. Explique o que você entendeu com suas próprias palavras para si mesmo ou outra pessoa;
  5. Se você preferir, faça um resumo bem curtinho sobre o que você entendeu do livro ou do trecho que leu.

Deixe aqui nos comentários o que você faz para se concentrar na leitura! Ah, e se você não tem o hábito de ler ou ainda não usa essas estratégias, que tal colocar em prática e compartilhar conosco?

Comentários (5)

Olá boa noite!
As dicas do clube são muito úteis, principalmente para quem está iniciando como leitor.
Normalmente quando vou ler tenho sempre uma caneta e um marcador de texto para grifar as mensagens mais importantes que falou comigo. Costumo compartilhar partes do texto que acho interessante e que também possa ajudar alguém com a leitura de pequenos textos.

Abraços!!

É melhor ler devagar e entender do que acelerar e perder contextos. As dicas são ótimas e uso uma caneta marca-texto para partes importantes dos livros principalmente na Bíblia. quanto ao uso do dicionário é legal buscar palavras novas e no qual não usamos diariamente.

Martiane Oliveira

Me concentro bem na leitura quando busco ler num ambiente onde eu esteja sozinha, ou num lugar onde há silêncio. Acho que barulhos desconcentram bastante na hora da leitura.
E quando não tô assimilando direito o que tô lendo, descanso um pouco e em outro momento, volto a ler. Também acho que sabemos o momento em que a nossa mente está cheia demais e precisa ser esvaziada.
Estou compartilhando, beijos ?

Ola…descobri este blog e achei maravilhoso. Geralmente quando eu leio, costumo grifar as partes importantes. As vezes, posto alguma parte nas redes socias que falou comigo. Costumo falar alto comigo mesma o que entendi. Converso em voz alta comigo mesma. As vezes volto em algo que li antes, ou até mesmo as partes grifadas, para não esquecer o que eu li.

Quando é um livro ou texto acadêmico, uso de todas as estratégicas. Post-it, marcadores, transcrever trechos, resumo, ler em voz alta, color code e assim vai. Mas quando o livro é por hobby, leio ta no ônibus passando por buracos, que não perco a concentração, kkk

Deixe um comentário