4 Dicas para aumentar a sua velocidade de leitura

Como já comentamos em outros posts, ler rápido não deve ser o nosso principal objetivo. Porém, aumentar a velocidade de leitura pode dar ao leitor a oportunidade de ler mais livros. E isso é uma ótima notícia para aqueles cuja pilha não para de aumentar, né?

Por esse motivo, preparamos 4 dicas que lhe auxiliarão a fazer uma leitura mais dinâmica:

  1. Faça uma pré-leitura: Se familiarizar com a temática do livro, antes de efetivamente iniciar a leitura, auxilia na compreensão do conteúdo e, consequentemente, torna a leitura ainda mais fluida. Experimente ler o prefácio do livro e não deixe de dar uma olhadinha no sumário, ok?
  2. Experimente ler de forma silenciosa: Muitos leitores, tem o hábito de vocalizar a leitura, ou seja, ler em voz alta. Apesar de auxiliar na concentração, esse hábito prejudica a fluidez da leitura, tornando-a mais lenta, uma vez que ela fica condicionada ao nosso tempo de fala. Experimente ler de forma silenciosa e verá que conseguirá otimizar o seu tempo de leitura.
  3. Utilize algum objeto para acompanhar a leitura: Você já teve a experiência de se perder entre as linhas do texto que estava lendo? Com a gente, já aconteceu bastante. E costuma ser bem incômodo, né? Acompanhar a leitura com o dedo, com o marca página ou mesmo com uma caneta, pode auxiliar na concentração e, desse modo, aumentar a velocidade de leitura. Com o passar do tempo, você nem vai precisar mais desse auxílio.
  4. Leia por grupos de palavras: Experimente ampliar o seu campo de visão e ler um grupo de palavras, ao invés de ler uma de cada vez. Inicialmente, você pode ficar com receio de não entender o que leu, mas, gradativamente, conseguirá ler trechos cada vez maiores em menos tempo.

Dicas compartilhadas, é hora de colocar em prática? Quem topa tentar?

Related Posts

Comentários (2)

Livros e livros e a lista só crescendo ♥️

A nossa lista não para de crescer 🙂

Deixe um comentário