O hábito da leitura aproxima as pessoas

shutterstock

Qual leitor nunca teve a experiência de ler um trecho de um livro e pensar: “Preciso contar isso para alguém”? Ou de concluir uma leitura e desejar, intensamente, dividir as suas impressões com um amigo? Qual leitor nunca destacou algum excerto de seu livro favorito e compartilhou em suas redes sociais, a fim de dividir aquelas palavras com outras pessoas?

Apesar de ser considerada uma atividade individual pelo fato de envolver apenas o leitor e o livro que está sendo lido, a leitura tem o poder de aproximar as pessoas. Isso acontece porque a leitura promove identificação entre a obra e o leitor. Quando isso ocorre, desejamos compartilhar com amigos e familiares o que sentimos ao ler aquelas palavras. Desejamos compartilhar coisas preciosas que aquele trecho nos ensinou e que desconhecíamos até então; o quanto ele nos surpreendeu; o quanto ele ampliou a nossa perspectiva a respeito das coisas; ou o quanto ele nos emocionou e confortou.

E nesse sentido, como já comentamos em outro post, ao promover identificação e empatia, o hábito da leitura não afasta as pessoas; ele as aproxima.

De que forma a indicação de leitura do bimestre tem lhe aproximado das pessoas? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Related Posts

Deixe um comentário