O hábito da leitura gera empatia

shutterstock

Você já chorou enquanto realizava uma leitura ou se flagrou sorrindo ao ler determinado trecho? O Clube Unilivros vai te contar por que isso acontece.

Quando lemos um livro, entramos em contato com os pensamentos e sentimentos mais íntimos do autor ou dos personagens criados por ele. Conforme nos aprofundamos no texto, sem perceber, nos colocamos no lugar deles e conseguimos enxergar o mundo a partir de suas perspectivas.

O resultado disso é uma mudança no modo com o qual nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor. Deixamos de ser tão autocentrados e nos tornamos mais sensíveis aos afetos daquele colega de trabalho, do amigo da faculdade, do membro de nossa igreja e de nossos familiares.

E isso é algo precioso que a leitura proporciona, pois, muitos dos problemas enfrentados na atualidade estão relacionados à falta de respeito e sensibilidade com o outro e a sua forma de pensar, sentir e encarar a realidade.

Além de inúmeros outros benefícios já mencionados aqui no blog, o hábito da leitura ao nos colocar em contato com o que há de mais pessoal no outro, gera empatia.

Agora você já sabe que se emocionar durante uma leitura não é motivo para se envergonhar.

Aproveite essa informação e embarque conosco na indicação de leitura desse bimestre.

Related Posts

Deixe um comentário