Vale a pena reler um livro?

Há tantos livros para ler que uma vida não parece ser suficiente.

Em meio a tamanha diversidade de títulos e autores, é comum que o leitor se pergunte: “Com tantas opções e uma lista que não para de crescer, vale a pena reler um livro?”.

O Clube Unilivros listou 4 razões pelas quais vale a pena reler uma obra:

  1. O livro é o mesmo, mas o leitor não. Apesar de o conteúdo da obra não ter sofrido alterações ao longo do tempo, permanecendo o mesmo, o leitor que realizou a leitura anos atrás mudou. Desse modo, o livro será lido a partir de outra perspectiva e, consequentemente, a experiência será inteiramente nova.
  2. Reler é reencontrar um velho amigo. Quando relemos uma obra, além de revisitar o autor e os personagens criados por ele, você reencontra a versão de si mesmo que o leu em outra época. É como relembrar o que estava acontecendo em sua vida no momento em que realizava a leitura. E isso é algo precioso para a memória.
  3. Você perceberá detalhes que passaram despercebidos. Quando lemos um livro pela primeira vez, tudo é uma novidade. Desse modo, focamos nos acontecimentos e deixamos de notar as pequenas coisas que só um segundo olhar poderá perceber. E esses detalhes escondidos na história, a espera de um olhar mais demorado, fazem toda a diferença.
  4. O livro se torna parte de você e da sua história. A cada releitura, novos aspectos do livro são absorvidos pelo leitor, de modo que a mensagem, os trechos e os ensinamentos contidos na história se tornam parte dele.

Qual é a sua opinião sobre o hábito de reler livros? Escreva aqui nos comentários.

Related Posts

Deixe um comentário