Você escuta música enquanto lê?

Na sua opinião, a música auxilia ou atrapalha no momento da leitura?

Em nosso perfil do Instagram, perguntamos se vocês tinham o hábito de ouvir música durante o momento da leitura ou se preferiam o silêncio. Vocês interagiram bastante, mas as opiniões ficaram bem divididas, demonstrando que o que funciona para um leitor, nem sempre funciona para o outro.

Alguns leitores foram bem categóricos ao dizer que preferem o silêncio e não se fala mais nisso.  Eles justificaram que ouvir música durante a leitura os distrai. Como já comentamos em outro post, se não for bem escolhida, a música realmente pode realmente atrapalhar, pois uma parte da atenção estará voltada para a letra da canção.

Outros leitores comentaram que a música é uma grande aliada da concentração, principalmente quando leem fora de casa, uma vez que ela ajuda a isolar os ruídos externos que podem tirar o nosso foco do que está sendo lido. Alguns deles, compartilharam que preferem músicas instrumentais, que proporcionam um fundo musical, mas sem uma letra que desperte a vontade de cantar. Outros, ainda especificaram o tipo de música favorito para esses momentos.

Mas, não podemos esquecer daqueles leitores que mergulham de tal forma no universo daquele livro que a presença ou ausência de música ou ruídos se torna irrelevante pois a mente está  tão imersa em palavras, frases e cenários que os barulhos da realidade se tornam um eco distante até que o livro seja fechado.

E quanto a você? É “time silêncio” ou “time música” durante a realização da leitura? Escreva aqui nos comentários.

Related Posts

Comentários (2)

Depende do meu estado! Mais a música nunca me atrapalha!

Que bacana, Nyldes!
Nós, aqui do Clube Unilivros, compartilhamos da sua opinião. Acreditamos que, se for bem escolhida, a música pode auxiliar o leitor 🙂

Deixe um comentário